sábado, 27 de abril de 2024

 „Es gibt zwei Möglichkeiten, dem Elend der Welt zu entfliehen: 

   die Musik und die Katzen.“ (Albert Schweizer)


    A música como instrumento no aprendizado do alemão

"Há duas possibilidades para se fugir da miséria deste mundo: a música e os gatos". Esta frase de Albert Schweizer mexeu comigo pra valer, porque ela traz duas de minhas maiores paixões e uma verdade que conheço em minha vida. Sim, quando não estou bem, diante de tantas notícias intragáveis que o mundo nos traz, a música e os gatos me curam.

    Mas a música, em minha vida, muito além de ser um alento para todos os momentos, também foi uma ponte para o conhecimento de idiomas e, por isso, acredito que ela possa ajudar a qualquer pessoa que queira alcançar mais rapidamente e com mais tranquilidade a tão sonhada fluência em uma língua estrangeira, especialmente no aprendizado do alemão. 

    Logo cedo, comecei a perceber o poder da música no caminho da aprendizagem. Quando eu era criança, tive aula de música na escola com um professor que trazia canções alemãs, apesar das aulas serem em português. Aquelas músicas estão intactas em minha memória, quase quarenta anos depois. É incrível o potencial de aprendizado, quando amamos a ferramenta que está sendo usada, né?

    Já adulta, quando resolvi estudar Letras Alemão, e estava no nível A2, descobri as músicas da cantora Annett Louisan, que se tornaram minha maior ferramenta de aprendizado do idioma. A voz suave da Annett e a clareza como pronuncia as palavras foram me permitindo fluir melhor pelo idioma. Eu ainda não entendia a ironia das letras - Annett Louisan é pura ironia, já que a compreensão da ironia só é alcançada nos últimos estágios do aprendizado de línguas, mas eu amava os textos, buscava traduzir (antes da época da inteligência artificial de tradução), ouvia sem parar. Quando a música "Das Spiel" ficou por infinitas semanas na posição número 1 dos charts na Alemanha, eu ainda achava que era uma letra romântica fofa, e sabia de cor. Um belo dia, anos depois, entendi a brincadeira escondida na canção, e gostei ainda muito mais. Ouvia tanto a ponto de causar uma  repulsão geral da minha família com relação à Annett Louisan. Detalhe: eu continuo ouvindo-a compulsivamente!

    Outro idioma que falo graças à música é o inglês. Quando comecei a aprender a tocar violão, nos tempos dinossáuricos, não havia google tradutor. Eu comprava os livrinhos de música na banca, traduzia as letras com dicionário Michaelis, e cantava incansavelmente as minhas músicas prediletas. E, é claro, fui aprendendo a falar inglês, a ponto de ser dispensada da matéria nas aulas do Ensino Médio. O único problema é que, em determinadas situações, solto uma frase inteira de uma música, quase sem pensar: "I don´t believe in many things, but in you I do". 

    Eu acredito realmente que a música (assim como os gatos) é uma ferramenta potente de aprendizado, por isso vou deixar aqui alguns links para que vocês possam se aventurar por este caminho, como eu, e vivenciar o idioma alemão com o coração. 

Anett Louisan

Deutsch Musik Blog

Goethe - Step into german

Letras - Goethe

Singa - Karaokê



  „Es gibt zwei Möglichkeiten,  dem Elend der Welt zu entfliehen:     die Musik und die Katzen.“  (Albert Schweizer)     A música como instr...